COMO CONSEGUIR PARCERIA

13:41:00


Diariamente eu recebo perguntas do tipo "Como você fecha parceria?" "Como eu crio uma proposta de parceria?" "É difícil conseguir parceria?"
Então, para facilitar eu vou fazer um post bem explicadinho sobre esse assunto que parece ser tão complicado, mas na verdade é bem fácil.
Eu tenho algumas parcerias bem bacanas e conseguir dessa forma que eu vou passar para vocês.

1. Primeiro, antes de você sair desesperada enviando email para várias empresas querendo parceria, olhe para as suas redes sociais e veja se ela está pelo menos apresentável.
Faça posts bacanas e com conteúdo, isso cativa os seguidores e aumenta o seu engajamento, consequentemente os seus seguidores também vão aumentar.
As empresas, assim como os seus seguidores observam tudo, organização, qualidade da foto, ortografia...
Procure por empresas que você se identifica e que tenha haver com o nicho do seu Blog/Canal.
Mantenha sempre as suas redes sociais atualizadas. Não adianta você colocar no email que você faz post uma vez por semana, sendo que o seu Blog/Facebook/Instagram está sem conteúdo a um mês.

2. Qual a melhor forma para entrar em contato com a empresa?

Procure sempre o email da empresa que você tem interesse, se encontrar o email do setor de marketing, é ainda melhor.
Para encontrar o email é só procurar o site da empresa e buscar a opção "Contato", lá você vai encontrar o email ou um formulário para ser preenchido.
Nunca aborde uma empresa por direct a menos que esse seja o único meio de comunicação da mesma.
Eu acho isso muito amador e tenho certeza que as  empresas também.
A forma mais profissional para propor uma parceria é por email.

3. Como seria um email de Parceria?

Eu vou mostrar um exemplo básico de como se apresentar para a empresa...

Olá, me chamo "fulana" tenho "5226216 anos", Sou Blogueira/Youtuber e moro em "tal cidade".
Sou dona(o) do Blog/Youtuber "tal", que trata de variados assuntos do universo feminino/masculino. Com temas voltados para moda, beleza, maquiagem, cabelo, decoração, DIY, artesanato...
Os leitores do Blog/Canal "tal" fazem parte de um público extremamente influente e fiel.
Hoje possuímos "tal quantidade de seguidores"  dentre eles homens e mulheres. A sua empresa tem muito haver com o que eu quero passar para os meus seguidores. Creio que uma parceria com meu Blog/Canal e a sua empresa seria benéfica para ambos os lados.

Link do Canal:

Link do Blog:

Link do Instagram:

Link da Fanpage:

Caso tenha interesse, favor entrar em contato.
Grata desde já,

"Seu nome"

Pronto! É mais ou menos essa apresentação que você deve fazer para a empresa.

4. É necessário ter um Midia Kit?

Sim.
No início, quando eu comecei usando apenas o instagram como a minha ferramenta de trabalho, eu não tinha Mídia Kit, na verdade eu nem sabia o que era um Mídia Kit
Quando enviava a proposta de parceria, eu enviava sempre email e a maioria das empresas respondiam " Envie o seu Mídia Kit, por favor!"
Eu ficava tipo: "E agora? Eu não tenho, o que eu vou falar?"
Então eu acabava não respondendo o email da empresa por não ter um Mídia Kit. Por isso eu acho de suma importância ter um.

5. Mas Luiza, o que é Mídia Kit?
Mídia Kit é um portfólio contendo informações sobre você e suas redes sociais! É neste documento que você vai mostrar as suas qualidades e as vantagens para a empresa ao firmar parceria com você.

Midia Kit não possui um formato padrão, pode ser apresentado em formato PDF, slide ou em uma única imagem em algum lugar específico em sua rede social.  Nesse documento você tem que ser totalmente sincera com os dados apresentados. Use a sua criatividade na hora da criação do layout do seu Mídia Kit.

6. O que colocar no Mídia Kit?

• História do Blog/Instablog/Fanpage;
• Sobre a Autora ou Criadora de conteúdo
• Apresentação das redes sociais;
• Explicar "Porque Anunciar";
• Estatísticas (Quantidade de seguidores/leitores, alcance)
• Média de faixa etária do seu público, sexo;
• Formas de Parceria (Permuta, Publipost, Banner)
• Dados de contato

7. O que colocar no assunto do email?

Você pode colocar "Parceria", "Parceria com Blogs/Canais" "Proposta de Parceria"

8. Posso fazer uma breve apresentação e anexar o Mídia Kit no email?

Claro!
Eu acho até mais prático.
A maioria das empresas vão te pedir o Mídia Kit, então, para poupar o seu tempo e o da empresa que recebe milhares de emails diariamente, envie a proposta por email com o Mídia Kit Anexado.

Bom pessoal, espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas.
O próximo post vai ser "Empresas que fazem Parceria".
Se você tem alguma dúvida que eu não respondi nesse post, é só deixar nos comentários que eu vou responder com muito carinho. ❤

Instagram: @umtooquedemulher
Fanpage: Um toque de Mulher

Você pode gostar também:

8 comentários

  1. Adorei o post. Muito bem construído e explicativo.
    Vc é bombeira, nossa, que legal =D
    Voltarei aqui sempre. Bjs


    https://laeduarda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, bem vinda! ❤
      Fico muito feliz por saber que gostou do post, eu fiz com muito carinho.
      Sim, sou Bombeira Civil!
      Volte sempre! Beijos 💕💕

      Excluir
  2. Hey, Vitória.
    Seu post me ajudou muito, sou blogueira iniciante e quero começar a deixar meu blog mais profissional; estou me formando tanto em pedagogia como maquiador profissional, e faz um tempo que criei o blog só que dei a repaginada agora com o intuito de poder apresentar o meu material. Adorei a dica e principalmente sobre o mídia kit, não tinha muita noção sobre a importância dele para o crescimento profissional.
    Obrigada por divulgar para nós essas dicas maravilhosas!

    Beijinhos adocicados,
    www.jessicadeyna.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Vitória. Muito bom o post e as dicas. Eu sempre fico na dúvida na hora e escrever o e-mail para as empresas. Isso que você disse de tomar conta das redes sociais e do blog com postagens é bem isso mesmo, não adianta pedir parceria se suas redes não são atualizadas com certa frequência. ótimo post, indicarei com certeza!

    bjus
    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
  4. Suas dicas são super importantes para quem está entrando no mundo da blogosfera no momento, super adorei. Concordo muito com você em relação ao mídia kit, ele é de total importância para o blog que deseja obter parcerias. Parabéns por reunir as informações tão bem.

    Grande beijo,
    Páginas incríveis

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas e você foi bem sucinta ao explicar cada uma delas, isso ajuda muito com a leitura e também a esclarecer dúvidas de quem está começando. Sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Dicas completamente valiosas! Assim que comecei, também ficava louca e cheia de interrogações na cabeça sobre como pedir parceria e posts assim ajudam muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Salvei aqui nos favoritos, será super útil.
    Ainda não tenho uma mídia kit, mas já vou correr atrás disso.
    parabéns pelo blog e pelo post.
    Beijos!

    ResponderExcluir